80% das condições que afetam os olhos das pessoas no mundo são evitáveis e curáveis, por isso o check-up oftalmológico deve ser feito pelo menos uma vez ao ano em todas as idades, com o objetivo de preservar a saúde ocular do paciente. O ato possibilita a prevenção e detecção de doenças em seu estágio inicial, impedindo a sua progressão e propiciando o tratamento e cura.
Adolescentes entre os 13 e 20 anos de idade têm mais probabilidade de desenvolver Ceratocone, uma doença que acomete a córnea e causa uma deformação, além disso, o uso em excesso de aparelhos eletrônicos pode agravar problemas refrativos, como miopia e hipermetropia. Acompanhamento oftalmológico pode oferecer mais conforto no dia a dia e detectar previamente os casos.
As principais doenças oculares que podem ser diagnosticadas precocemente com os exames oftalmológicos regulares são:
- Catarata – A catarata é uma opacidade parcial ou total da lente natural do olho e pode levar a perda progressiva da visão. Para tratar desse problema a existe a facoemulsificação.
- Glaucoma – Devido a alta pressão intraocular o nervo que liga o olho ao cérebro encontra-se danificado causando a perda de visão gradual. Se não for identificado e tratado adequadamente, pode levar a cegueira.
- Degeneração macular relacionada à idade – causa perda progressiva da visão central e ocorre após os 50 anos . Os danos são irreversíveis, mas a detecção precoce e cuidados podem auxiliar no controle da doença.
- Retinopatia diabética – Quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina, lesões definitivas ocorrem desfocando a visão. A doença pode evoluir para o Glaucoma.