O cristalino é a lente natural que temos dentro do olho e faz com que a imagem seja focada na retina. Esta lente normalmente é transparente e, quando vai ficando opaca com o passar do tempo, geralmente após os 60 anos, chamamos de catarata. Esta patologia impede que a imagem chegue nítida à retina. Não existe tratamento clínico que possa reverter ou retardar esta patologia, e o único procedimento eficaz é a substituição por uma nova lente intra-ocular após sua retirada cirúrgica.
A cirurgia moderna, chamada de facoemulsificação, consiste na retirada do cristalino, por incisões milimétricas, variando de 1 a 2,7 mm após ser quebrado em pequenos pedaços e emulsificado. Após, é feita a inserção de uma lente intra-ocular dobrável por esta mesma abertura. Não há necessidade de pontos e o procedimento é todo com anestesia local e em nível ambulatorial. O ideal é que a cirurgia seja realizada precocemente, pois o cristalino é mais mole e mais fácil de ser quebrado e retirado.
As melhores lentes intra-oculares utilizadas até hoje, eram acrílicas, dobráveis e monofocais e havia a necessidade de óculos após a cirurgia. A partir do ano 2007 contamos com uma nova Lente Intraocular Multifocal, chamada AcrySof ReSTOR, que proporciona uma boa visão para longe e perto. Ela já vem sendo testada há algum tempo, com aproximadamente 5.000 lentes já implantadas. Em um estudo nos Estados Unidos, 80% dos pacientes foram capazes de realizar suas tarefas diárias (ler, escrever, ir ao supermercado, dirigir, assistir TV, etc) sem uso de óculos. Os resultados são tão promissores que alguns pacientes com alto grau de miopia ou hipermetropia e necessidade de óculos para perto, estão optando por trocar seus cristalinos transparentes por estas lentes. O inconveniente é o custo, ainda muito elevado, pois tratam-se de lentes importadas e especiais.
A cirurgia de catarata tornou-se um dos procedimentos mais seguros e bem sucedidos em oftalmologia, sendo realizada por milhões de pessoas a cada ano. Dois fatores principais nos proporcionarão ainda melhores resultados:
- Os novos equipamentos Facoemulsificadores, modernos, dissolvem a catarata, preservando os tecidos oculares , é utilizado atualmente na Clinica Panamericana Olhos.
- As novas lentes intra-oculares multifocais dobráveis que, inseridas por incisões mínimas, eliminam a necessidade de óculos após a cirurgia na maior parte do tempo.