No mês de Novembro, se cumprem 70 anos do primeiro implante de Lente intraocular no mundo, esta façanha foi realizada pelo medico inglês Sir Harold Ridley.
Hoje em dia a cirurgia de extração de catarata com implante de lente intra-ocular (LIO) é normal e rotineiramente realizado por oftalmologistas em todo o mundo.
Hoje quero prestar uma homenagem ao homem que, sem dúvida, mudou a cirurgia de catarata para sempre. Este homem que já foi ridicularizado por suas ideias e crenças e hoje temos que honrá-lo.
Harold Ridley, em 29 de novembro de 1949, conduziu o primeiro procedimento de implantação de LIO (lente intra ocular) do mundo num Hospital, em Londres.
Tudo surgiu como produto da 2ª guerra mundial. É importante relembrar que os pilotos dos aviões na época, da Royal Air Force, tinham a cabine de comando dos aviadores protegida por uma película resistente as balas, película esta feita de PMMA, onde alguns pedaços deste material se estilhaçaram e entram no olho de alguns aviadores. Foram observados que não causavam nenhuma reação dentro do olhos e assim surgiu a ideia de fazer o implante de lente intraocular.
O medico Harold Ridley, teve muita dificuldade para convencer seus colegas e principalmente convencer o mais eminente oftalmologista da época, Sir Stewart Duke-Elder dos méritos de seu novo conceito.
A cirurgia de catarata se desenvolveu nos últimos 6.000 anos, desde o método de apenas empurrar a catarata para dentro do próprio olho, até o uso sofisticado de modernas LIOs multifocais.
No futuro muito próximo, todos que implantaram Lente intraocular, poderão fazer uma modificação do seu implante com Laser Fentosegundo para poder enxergar de longe e perto.
Dr. Ronal Perino é diretor da Clinica Panamericana Olhos, Porto Alegre — Brasil